Clínica Mariângela Santiago

Plástica Facial

Home »  Plástica Facial

Finalidade

A busca dos cientistas pelo elixir da juventude se reporta a épocas antes de Cristo.

Esta busca prossegue até hoje, pois, ainda é impossível deter as marcas inclementes do tempo.

Qualquer ser humano, principalmente as mulheres, sente-se insatisfeito, em maior ou menor grau, com seu processo de envelhecimento facial e corporal.

A Cirurgia Plástica oferece a possibilidade de rejuvenescimento facial através da técnica de Lifting (ritidoplastia) Facial, cuja principal finalidade é devolver um rosto mais jovem e natural sem o aspecto de plastificado.

Dados Anatômicos

A Cirurgia Craniomaxilofacial, da qual sou também especialista, estudou o processo de envelhecimento facial concluindo que o envelhecimento facial envolve não apenas a flacidez e queda da pele como também a flacidez e queda da musculatura facial.

A queda da musculatura facial é demonstrada pelo:

 1. Envelhecimento da região orbitária (dos olhos);

 2. Formação do sulco pálpebrogeniano (olheiras);

 3. Formação do sulco nasogeniano (bigode chinês);

 4. Perda de definição do contorno mandibular;

 5. Excesso de pele e flacidez na face e pescoço;

Detalhes da Cirurgia

Baseado neste conceito, tratamos o envelhecimento facial de uma forma global, reposicionando anatomicamente a musculatura do terço médio e inferior da face.

O reposicionamento da musculatura na região central da face (terço médio) produz a elevação das maçãs do rosto e melhora da depressão do “sulco naso-geniano e sulco pálpebro-geniano”.

Na região inferior o reposicionamento muscular produz uma definição do contorno mandibular e ângulo da mandíbula.

Depois de reposicionados os músculos faciais (estruturas profundas) o estiramento da pele é discreto: É uma simples consequência, porque o grande suporte de rejuvenescimento é realizado pelos músculos.

Objetivo da Cirurgia

Ao contrário do que algumas pessoas pensam o objetivo da cirurgia, não é deixar as pessoas mais bonitas e sim mais jovens, o que é diferente.

Anestesia

Geral ou local associada com sedação.

Internação

Em hospital com retorno a casa no outro dia.

Cicatrizes

cicatriz• Parte dela ficará no couro cabeludo, escondida entre os cabelos;

• Outra parte acompanhará a anatomia do pavilhão auricular, de forma que, se dissimulará nas dobras naturais;

• Contornará o lóbulo da orelha, passando por trás do pavilhão auricular;

• Continuará com uma cicatriz horizontal que penetra dentro do couro cabeludo na parte posterior da nuca.

Pós-Operatório

1. Haverá um curativo em forma de capacete de gases úmidas, que envolve a cabeça e o pescoço. Os olhos não são ocluídos.
Este curativo é retirado ou substituído no outro dia da cirurgia;

2. Compressas frias de chá de camomila, água boricada, filtrada ou soro fisiológico sobre os olhos várias vezes ao dia;

3. Haverá edemas (inchaço), manchas roxas (infiltrado sanguíneo), hipersensibilidade nos olhos e em algumas áreas da face, com a sensação de sentir a face e o pescoço amarrados. Esses mesmos sintomas podem variar de paciente a paciente, mas fazem parte da evolução normal de um pós-operatório.

Portanto, tenha paciência e lembre-se que nenhum resultado de cirurgia estética de face deverá ser avaliado antes de 3 meses. Além disso, alguns pacientes costumam apresentar um curto período de “depressão emocional”, o que é devido à ansiedade de ver o resultado final.

Resultados

É possível obter resultados de rejuvenescimento facial naturais, porque não é necessário tracionar a pele em demasia, para corrigir a queda muscular.

Estas trações demasiadas e errôneas da pele são as responsáveis pelas faces estigmatizadas e rotuladas de plastificadas.

Costumamos fazer uma comparação domestica: “É como se esticasse a colcha e deixasse o lençol abaixo enrugado.” Por isto é necessário tratar cada camada anatômica da face individualmente.

Os profissionais sérios trabalham para alcançar seus melhores resultados, pois cada paciente leva em seu rosto a assinatura do cirurgião. Porem a Cirurgia Plástica é uma ciência inexata onde não se podem garantir resultados. Cada paciente tem sua resposta orgânica individual e pessoal na qual o médico não tem poderes para interferir. Por isto algumas pacientes tem melhores resultados que outras.

Agentes externos como sol, tabagismo, alcoolismo e drogas, entre outros, são fatores que atuam de maneira negativa sobre o metabolismo orgânico, interferindo nos resultados.

Seguindo as normas do Conselho Federal de Medicina não ilustraremos os resultados com fotos de pré e pós.

Duração do Resultado da Cirurgia

É variável para cada pessoa.

Sabe-se que a cirurgia de face, pescoço e pálpebras rejuvenescem sensivelmente o indivíduo, porém, não interrompe o processo de envelhecimento do organismo, portanto, não faz milagres.

Complicações

1. Formação de hematomas por elevação da pressão arterial;

2. Necrose de pele em pacientes fumantes, pela ação da nicotina nas paredes dos vasos sanguíneos;

3. Lesão de nervo da musculatura da face (podendo causar paralisia temporária ou definitiva) (raríssimo)

Detalhes Pessoais sob minha ótica feminina:

• Solicito foto da paciente em uma idade mais jovem. Não pretendo devolver-lhe a juventude da foto. Isto é impossível e esclareço a paciente.

• Esta foto me ajuda a verificar regiões anatômicas importantes que serão utilizadas como referência no momento da cirurgia. Ex: posição das “maçãs do rosto”, definição da linha mandibular, formato das sobrancelhas, etc.

• Cicatriz anterior – Tenho extremo cuidado para manter a cicatriz anterior (cicatriz na frente da orelha) dentro das pregas naturais da orelha.

• Lobo de Orelha – Quando os lobos das orelhas são grandes faço uma redução para que eles tenham um tamanho harmônico com a face.
Também me preocupo em deixar os lobos redondos e soltos. Lobos presos são estigmatizantes e denunciam à plástica.

• Linha posterior dos cabelos – Comumente existirá um degrau na linha posterior dos cabelos em decorrência do excesso de pele que é tracionada do pescoço. Procuro sempre que possível manter a integridade da linha posterior para que a paciente depois possa prender o cabelo naturalmente.

Sendo assim, a Consulta Médica com a Dra. Mariângela Santiago é importante para esclarecer eventuais dúvidas além de diagnosticar se você possui indicação para este procedimento.
A Dra. Mariângela Santiago CRM 45.138 informa:
ATENÇÃO: As explicações disponibilizadas têm finalidade exclusivamente informativa e objetivam oferecer ao público uma visão prática a respeito do assunto. Conforme a SBCP recomenda que em caso de dúvida seja consultada a Cirurgiã Plástica para consideração das peculiaridades de cada caso.

Agende sua consulta médica para esclarecimento de dúvidas.

Translate »