Clínica Mariângela Santiago

Orelha de abano (Otoplastia)

Home »  Orelha de abano (Otoplastia)

Definição

A orelha de abano é uma deformidade onde o pavilhão auricular (orelha) é afastado do crânio criando um aspecto desarmônico para a face.

Geralmente a deformidade é bilateral, mas, pode se encontrar unilateral.

Indicação

Entre sete a oito anos, quando a orelha atinge 90% de seu crescimento.

Conselho Importante

Deixe que seu filho (a) tenha a iniciativa de querer operar as orelhas em abano. Não interfira na decisão dele (a) estimulando-o (a) a se operar.

Ele (a) saberá o momento ideal, quando suas orelhas estiverem lhe causando complexo.

Desta forma ele (a) aceitará passar por todos os desconfortos do pós-operatório.

Cirurgia

Otoplastia_01O tratamento cirúrgico consiste em retirar o excesso da cartilagem da orelha e aproximá-la ao crânio. Às vezes é necessário remodelar as curvas anatômicas naturais do pavilhão auricular.

A anestesia geralmente é local e a incisão é feita na dobra posterior da orelha, o que torna a cicatriz praticamente imperceptível.

Pós-Operatório

É utilizado um curativo em forma de capacete, durante dois dias. Retirado este capacete é necessário o uso de uma fita de tenista, por 30 dias, para modelar a cartilagem em sua nova posição.

Resultados e Limitações

Deve-se ter o cuidado de não retirar em demasia a cartilagem da concha, como também não fixá-la muito próximo ao crânio, pois, desta forma estamos criando uma outra deformidade antiestética chamada de “orelha em telefone”.

Felizmente esta deformidade pode ser corrigida.

Os profissionais sérios trabalham para alcançar seus melhores resultados, pois cada paciente leva em sua orelha a assinatura do cirurgião. Porem a Cirurgia Plástica é uma ciência inexata onde não se pode garantir resultados. Cada paciente tem sua resposta orgânica individual e pessoal na qual o médico não tem poderes para interferir. Por isto alguns pacientes tem melhores resultados que outros.

Seguindo as normas do Conselho Federal de Medicina não ilustraremos os resultados com fotos de pré e pós.

Sendo assim, a Consulta Médica com a Dra. Mariângela Santiago é importante para esclarecer eventuais dúvidas além de diagnosticar se você possui indicação para este procedimento.
A Dra. Mariângela Santiago CRM 45.138 informa:
ATENÇÃO: As explicações disponibilizadas têm finalidade exclusivamente informativa e objetivam oferecer ao público uma visão prática a respeito do assunto. Conforme a SBCP recomenda que em caso de dúvida seja consultada a Cirurgiã Plástica para consideração das peculiaridades de cada caso.

Agende sua consulta médica para esclarecimento de dúvidas.

Translate »