Clínica Mariângela Santiago

Lipoaspiração e Lipoescultura

Home »  Lipoaspiração e Lipoescultura

Finalidades

lipo_01Este é um procedimento cirúrgico no qual, através de cânulas se aspira a gordura em excesso em determinadas regiões do corpo.

É importante esclarecer que este não é um procedimento de emagrecimento.

A finalidade da lipoaspiração é a remodelagem corporal.

Se uma paciente está gorda e também apresenta algumas regiões disformes pelo excesso de gordura, o que é muito comum, a lipoaspiração vai retirar o excesso de gordura em determinadas regiões, visando tornar o contorno corporal mais harmônico porém a paciente continuará gordinha.

Lipoescultura

É quando a gordura lipoaspirada é reaproveitada e enxertada em determinadas regiões para melhorar o contorno corporal.

As regiões que mais se enxerta gordura são as laterais dos glúteos e os glúteos.

Esta gordura enxertada sofre um processo de reabsorção em torno de 30 a 40 %. Para contornar esta reabsorção, costumo enxertar 30 a 40% a mais que o necessário.

Marcação do Corpo

Sempre faço as marcas das regiões a serem lipoaspiradas com a paciente em pé, pois sabemos que quando ela deita a gordura muda de posição.

Desta forma sigo rigorosamente minhas marcas no momento da cirurgia.

Regiões Aspiradas

Costas, cintura, flancos (pneus), culotes, abdômen, face interna da coxa, joelhos e “papada”.

Porém, se existe indicação, é possível aspirar: braços, laterais das costas, laterais das mamas, face anterior das coxas, panturrilhas (pernas), monte de Vênus.

Anestesia

Geral ou peridural.

Anestesia local somente para pequenas áreas.

Internação

Hospitalar, com 01 dia de permanência.

Por que Acumulamos Gordura?

Existem duas etapas na vida de uma mulher que existe a duplicação das células gordurosas: na puberdade e gestação. Ambas por influência hormonal.

Na puberdade a menina transforma-se em mulher e pela ação dos hormônios femininos ela adquire mamas, aumenta o volume dos quadris e coxas.

A duplicação gordurosa vai depender de sua carga genética, que irá distribuir esta gordura sobre o corpo, tornando sua silhueta ginóide ou andróide.

A lipoaspiração nesta etapa da vida antes da gravidez é muito benéfica porque vai retirar definitivamente as células gordurosas que estão em excesso nestas regiões. As células que permanecem são as que vão engordar, mas não duplicar, a depender do regime alimentar.

Quando esta paciente lipoaspirada engravidar, haverá a outra fase de duplicação de suas células gordurosas, porém se ela mantém uma vigilância sobre seu peso engordando o recomendável para uma gravidez (8 a 10Kg) ela não perderá o resultado da sua lipoaspiração.

Lipoaspiração e Nova Gravidez

Quando uma paciente já foi lipoaspirada e engravida, haverá a outra fase de duplicação de suas células gordurosas, porém se ela mantém uma vigilância sobre seu peso engordando o recomendável para uma gravidez (8 a 10Kg) ela não perderá o resultado da sua lipoaspiração.

Em minha opinião é benéfico que a paciente faça antes a lipoaspiração e depois engravide, porque as chances de manter o resultado da lipoaspiração são maiores, do que antes da lipoaspiração quando ela já tem acúmulo de gordura.

Sendo assim, a Consulta Médica com a Dra. Mariângela Santiago é importante para esclarecer eventuais dúvidas além de diagnosticar se você possui indicação para este procedimento.
A Dra. Mariângela Santiago CRM 45.138 informa:
ATENÇÃO: As explicações disponibilizadas têm finalidade exclusivamente informativa e objetivam oferecer ao público uma visão prática a respeito do assunto. Conforme a SBCP recomenda que em caso de dúvida seja consultada a Cirurgiã Plástica para consideração das peculiaridades de cada caso.

Agende sua consulta médica para esclarecimento de dúvidas.

Translate »